A crise do petróleo de 1973 foi provocada pelo embargo do fornecimento de petróleo para os Estados Unidos e os países europeus, pelos países árabes integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). A medida foi uma represália ao apoio dos EUA e da Europa à ocupação de territórios palestinos por Israel, durante a Guerra do Yom Kippur. Depois do embargo, a Opep restringiu o fornecimento e os preços quadruplicaram. Os efeitos foram sentidos por todo o mundo.
Pesquisando algumas revistas americanas antigas, mais especificamente a National Geographic, foi interessante observar como reagiu o consumidor americano diante das mudanças de hábito necessárias em função da escassez e do preço alto da gasolina.
Comparando algumas propagandas de automóveis (clique na imagem para ampliar) podemos perceber que antes da crise (1970) os modelos de carros eram enormes e possantes, como os atuais SUVs.
Durante o período de preços altos e perspectiva de falta de petróleo (1974) outros modelos foram apresentados para aquele mesmo público da revista. Surgiram anúncios de carros compactos, oferecendo mais economia e desempenho.
Passado o susto (1976), voltam à cena os carrões, um deles trazendo até mesmo o slogan "You deserve it (Você merece)".
Se observa que quando a situação exigiu, os consumidores até mudaram de postura com relação ao consumo mas ao primeiro sinal de que estava tudo bem ou de que a situação estava sob controle, voltaram a querer os mesmos carrões. Não houve uma mudança de comportamento.
Assim como naquela época, hoje podemos estar numa fase de conscientização de que precisamos mudar, diante da crise ambiental que o Planeta se encontra. Mas se as pessoas não se convencerem dos efeitos das mudanças climáticas ou acharem que as ameaças ao equilíbrio do meio ambiente "não são assim tão grandes" provavelmente irão esquecer essa história de "ser verde". Porém, se na década de 70 as pessoas tivessem continuado a economizar e tivessem realmente mudado de comportamento, talvez hoje os impactos não fossem tão grandes e poderíamos ainda estar desfrutando de um Planeta mais saudável.
Para saber mais:
- Impactos da crise no Brasil
- A Alemanha pára
- O que mudou em 30 anos de política de petróleo
- A situação hoje
.