18 de agosto de 2010

Será esse o futuro do planeta?

Achei esta imagem num site de ilustrações digitais e achei bem interessante o conceito. É uma criação de Radoslav Zilinsky - www.radoxist.com. Vale a pena ver a imagem em alta resolução aqui.


Poderia muito bem ser uma visão do nosso futuro, acentuando cada vez mais o abismo entre uma parte do planeta que busca garantir o conforto próprio e a manutenção de um padrão de vida/consumo, enquanto os outros vivem à margem do desenvolvimento e se mantém como podem.

Já vivemos assim hoje. Eu e você, que estamos aqui acessando a internet, provavelmente fazemos parte de quem está do lado de dentro do muro, tendo acesso a tecnologias e confortos da vida moderna. Enquanto isso milhões de pessoas vivem na pobreza.

Mônaco

Favela
“Como a escravidão e o Apartheid, a pobreza não é natural. É feita pelo homem e pode ser derrotada e erradicada pelas ações dos seres humanos” – Nelson Mandela

O documentário "The end of poverty?" (O fim da pobreza?, 2008)  traz uma investigação sobre as verdadeiras causas da pobreza no mundo e como elas derivam de uma orquestração deliberada desde a época da colonização.

O documentário fala também sobre a evolução do sistema sócio-econômico atual onde as nações ricas exploram as nações pobres e onde 25% da população mundial consome 85% dos seus recursos: posse de terra, exploração de recursos naturais, dívidas, mercado livre, e uma demanda cada vez maior por lucro nas empresas.

Dos bairros na América Latina às favelas na África, economistas, políticos e profissionais engajados em movimentos sociais alertam para o fato de como as nações desenvolvidas estão explorando o planeta num nível que supera a sua capacidade de prover vida, resultando no aumento da pobreza.




Você vê uma relação entre adotar novos hábitos de consumo e diminuir a miséria no mundo? Ou a relação entre menos pobreza e melhor administração dos recursos naturais do planeta?
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...