4 de dezembro de 2008

Externalização dos custos

No vídeo da Annie Leonard "A História da Coisas" ela fala sobre a externalização dos custos de produção de um deteminado bem de consumo.
Em "economês": Externalidade é o efeito da transação entre duas pessoas sobre outra que não consentiu ou participou da transação.
Quando uma empresa produz carros mas não se preocupa em quem vai construir e manter as estradas, ou quando uma indústria joga resíduos em um rio e não se preocupa em quem irá limpar a poluição, essas empresas estão externalizando custos, deixando para que outros paguem por esta despesa que foi gerada por sua atividade.
Um outro exemplo grave é a empresa que utiliza mão de obra infantil em países sub-desenvolvidos para ter menos custos com mão de obra. Porém ela não se responsabiliza pelo fato dessa criança não ir a escola, prejudicar seu desenvolvimento, sua saúde física e mental, gerando repercussões em sua vida, em sua família e minando o futuro de sua comunidade.
Para ilustrar o assunto, assista a este videoclip da banda Radiohead, feito em parceria com a MTV para uma campanha do EXIT (End eXploitation and Trafficking).

"Algumas coisas custam mais do que você percebe."
.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...