1 de maio de 2008

Abelhas em extinção - sinal de maus tempos

Se alguém aí conhece algo sobre abelhas, pode me dizer o que esta abelha estava fazendo colocando pedaços de folha dentro da tranca da minha janela? Estava eu em casa digitando o post anterior deste espaço quando uma abelha aparece na janela e some dentro do buraco da tranca. Achei estranho e dali a pouco ela voltou de novo. Reparei que ela estava carregando um pedaço de folha. "Mas quem carrega folha são as formigas!", pensei. Preparei a câmera e fiquei esperando. Lá estava ela novamente e mais um pedaço de folha pra dentro do buraco.
Fiquei ali alguns minutos, tirei as fotos ao lado e depois fui pesquisar "abelha carrega folha". Não achei o que eu queria mas fiquei sabendo que as abelhas estão ameaçadas de extinção. Que estão desaparecendo em alguns países da Europa e que já existe um projeto de lei de proteção às abelhas e outras espécies ameaçadas no Brasil.
E lá estava a abelha de novo! Mais um pedaço de folha.
Assim como muitas outras coisas que tenho aprendido nos últimos dias sobre a situação do nosso Planeta, ficar sabendo que o mundo pode ficar sem abelhas foi mais uma notícia difícil de engolir.

Para saber mais:
Atualização do post: Este tipo de abelha é um tipo solitário, que não produz mel e não vive em colméias. Várias espécies da família Megachilidae, Anthophoridae e Apidae nidificam em ramos ocos de plantas ou orifícios preexistentes em madeira. Outras nidificam em cavidades no chão ou em barrancos ou em locais protegidos e poucas constroem ninhos expostos. São também conhecidas como abelhas corta-folhas.
Existem mais de 20.000 espécies descritas de abelhas. Dessas 85% são solitárias, 10% cleptoparasitas (abelhas com hábito solitário que utilizam células aprovisionadas por outras abelhas, normalmente solitárias, para realizarem postura) e apenas 5% apresentam algum grau de sociabilidade. As abelhas com sociabilidade bastante desenvolvida (por exemplo Apis mellifera e as abelhas indígenas sem ferrão) representam um grupo reduzido dentro desses 5%.

Para saber mais:
.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...