31 de maio de 2008

Para onde vai o plástico?

Existe uma área no Oceano Pacífico ao norte do Havaí conhecida como Giro Subtropical do Norte do Pacífico (veja animação). E desde que ele existe tem sido uma zona de confluência de detritos que flutuam no mar. Porém graças ao ser humano essa região vem se tornando o maior depósito de lixo do planeta. Ao contrário do que alguns pensam e até divulgam, não existe lá uma ilha de lixo do tamanho de metade do estado do Texas, ou seja, 350 mil km². O que existe é uma área muito maior de lixo plástico de todos os tamanhos, espalhados no mar, uma verdadeira sopa de plástico. 18 milhões de km². Um quinto desse lixo veio de barcos, o resto é lixo que veio dos países em torno do Pacífico.

Uma equipe do canal www.vbs.tv, um canal de TV online, fez uma viagem pela região e você pode conferir em vídeo os doze episódios dessa aventura.

Eu estou chocado. É diferente de ver algo numa foto ou numa revista. Nós estamos no meio de lugar nenhum, no meio do oceano a quase dois mil km da costa mais próxima, acho que nunca ninguém esteve aqui neste exato lugar. E estamos cercados de lixo por todos os lados, nós realmente estamos acabando com o Planeta.


Para saber mais:
- A sopa de lixo do Giro do Pacífico Norte
- Sopa de lixo maior que os Estados Unidos
- Viagem ao centro da lixeira do Pacífico
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...