14 de maio de 2008

No passado, plástico era coisa do futuro

É interessante perceber que há algum tempo atrás as pessoas consideravam o plástico como o material do futuro, feito para durar e para ficar, maleável, prático, inquebrável. Nos filmes de ficção-científica é comum encontrar objetos de plástico, como em Star Wars (foto).
Hoje existem várias questões sobre a segurança e o destino final de produtos feitos com os diferentes tipos de plástico. Temos que lidar com as garrafas PET que parecem ser imortais, os plásticos cancerígenos e as famigeradas sacolas plásticas.
Repensando nossas escolhas, devemos lembrar que os objetos deveriam ser feitos sim para durar, mas de forma a serem menos agressivos ao meio ambiente e principalmente a nós mesmos.
Uma saída é utilizar o vidro, subtituindo as vasilhas de plástico por potes de vidro, que tem uma vida útil mais longa, são 100% recicláveis e não liberam substâncias químicas nos alimentos.
Vale lembrar porém que nem todos os plásticos são nocivos e nem todos os vidros são recicláveis. Fique atento.

Na sua próxima ida ao supermercado, pense em comprar uma ou duas tigelas de vidro para aos poucos substituir o plástico que você usa. Essas aí do lado custam de R$ 5,00 a R$ 10,00 dependendo do tamanho. E quando for dispensar as vasilhas de plástico, procure encaminhá-las para a reciclagem.

Para saber mais:

Os perigos do plástico para nossa vida

Produto utilizado em embalagens - bisfenol A (BPA) - associado a danos no cérebro em desenvolvimento

Produtos químicos nocivos

O ciclo infinito do vidro

www.cempre.org.br/ - Associação empresarial dedicada à promoção da reciclagem e gestão integrada do lixo.
.

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...