3 de agosto de 2008

Domingo verde

Agora vamos falar de coisas boas. Nesta manhã de domingo resolvemos eu e minha mulher fazer uma caminhada pela vila onde moramos. A vila não é ainda uma vila ecológica, 100% sustentável, mas é interessante como aos poucos cada morador vai fazendo sua parte. A Vila Eliótis fica no munícipio de Domingos Martins, próximo a Pedra Azul, um destino turístico bastante conhecido na região das montanhas do Espírito Santo.


Aquecedor solar. Durante a caminhada, encontramos o Gessé Antunes, um colega que veio de São Paulo e está morando conosco há pouco tempo. Ele estava montando um protótipo de aquecedor solar que pretende comercializar em breve. Usando uma estrutura de antena parabólica, a idéia dele é montar uma lente de espelhos que irá potencializar o calor do Sol, melhorando o desempenho do aquecedor.


Compostagem. Mais adiante estavam a Izabel Balthazar e a Emília Hartmann, tratando de coletar os resíduos orgânicos separados pelo pessoal da vila para levar para a compostagem. O composto ainda está sendo preparado, elas juntam à mistura o pó de serra e a água. Entre uma dica e outra sobre o que pode ser utilizado na compostagem, fiquei pensando em quando poderemos usar o composto nas hortas que serão preparadas daqui a alguns meses.


Reciclagem. Em seguida passamos pelo local de coleta de latas de alumínio, onde as latinhas são prensadas e guardadas para depois serem vendidas para a empresa de reciclagem. Para lavar as vasilhas de resíduo orgânico, emprestamos a mangueira de água da Irene Sória. Ela acabou de decorar seu chalé com vasos de plantas, que ela mesma pintou, plantou e instalou.


Horta. Uma das moradoras que já tem sua pequena horta é a Júlia Vieira. Entre alecrins, capim-limão e hortelãs, o seu pé de manjericão perfuma a vizinhança e serve não só como fonte de temperos, mas também como ponto de coleta de pólen pelas abelhas que visitam a vila.


Água. Outro local que visitamos foi a nova estrutura de tratamento de esgoto. Todos os efluentes da Vila são encaminhados para duas estações de tratamento, que já mostramos em outro post aqui do "Quero ser verde!". A água utilizada na vila é proveniente de poços artesianos. Depois de usada e devidamente tratada, a água é lançada no rio que corre ao lado da vila.


Empreendedorismo. A outra obra que está sendo finalizada é a incubadora de empresas. Ali estarão funcionando em breve algumas empresas de moradores da vila. A idéia é que o local sirva de ponto de partida para negócios que possam explorar o mercado da região, seja na prestação de serviços, como contabilidade, consultorias empresariais e webdesign, como também para a criação de produtos, como artesanato sustentável, confecção de roupas orgânicas e produtos que utilizam a energia solar.
O trabalho é grande mas aos poucos estão sendo lançadas as bases para uma vida mais sustentável.
.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...