23 de abril de 2008

Começando a ser mais verde


Andar de carro, principalmente sozinho, é uma das maiores fontes de emissão de CO2 no nosso dia-a-dia. Para começar as mudanças de rotinas pensei em diminuir o uso do meu carro, mas o que aconteceu é que ele quebrou e tive que mandá-lo a oficina. Com isso precisei achar outras formas de locomoção.
O interessante é que tentei ver as coisas pelo lado positivo, por exemplo, pensei em voltar a pé do trabalho para casa, seria até uma forma de fazer uma atividade física. Mas choveu, e eu estava sem guarda-chuva.
O que quero dizer é que mudar nossos hábitos pode ser um pouco complicado no início, mas tem suas compensações. Ficar alguns minutos esperando o ônibus me fez refletir sobre minha organização do tempo. Andar a pé pela vizinhança me permitiu perceber os problemas que nos cercam mas que não são da nossa conta quando passamos por eles de carro. Andar de ônibus me fez encontrar com mais pessoas, puxar uma conversa, ver os detalhes da cidade.
Desde 1998 foi criado o Dia Mundial sem Carro, que começou na França e a partir daí vem sendo adotado em vários países todos os anos, no dia 22 de setembro. Visite o site.
De acordo com a calculadora do site climatecare.org o modelo do meu carro produz em média 2,18 toneladas de CO2 por ano. Seria o equivalente a quase 6 Kg por dia!
Pense em quanto você pode diminuir o uso do seu carro, e coloque em prática. Veja algumas dicas:
  • Evite usar o carro para trajetos curtos, pois o motor frio produz mais poluição.
  • Opte pelo transporte público sempre que puder.
  • Se você não tem tempo para fazer exercícios físicos, substitua o carro pela bicicleta quando possível.
  • Não utilize o ar-condicionado de seu automóvel desnecessariamente.
  • Procure pessoas no seu convívio social que façam o mesmo trajeto que você.
blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...