12 de abril de 2009

Reciclar é preciso

Acho que agora já posso escrever que estou reciclando o meu lixo orgânico. Foi demorado conseguir instalar essa rotina, mas aos poucos fui adquirindo o hábito e de algumas semanas para cá estou separando o lixo orgânico e enterrando para fazer adubo. O local escolhido é um cantinho aqui da vila que está sendo reflorestado.

vista do local vista do local

Fiz um buraco de mais ou menos 40 cm de largura nos lados e 50 cm de profundidade. Deixei a terra retirada ao lado do buraco para cobrir o lixo à medida que fosse sendo trazido para cá. Nas duas primeiras semanas não choveu, mas antes de colocar o lixo ali pela terceira vez já havia chovido bastante.

Pude perceber que a quantidade de terra que havia colocado para cobrir as primeiras levas de resíduos havia abaixado depois da chuva, como resultado da acomodação e da decomposição do lixo que já estava lá.

abrindo espaço abrindo espaço

Cada vez que coloco mais lixo no buraco retiro primeiro a terra que está mais na superfíce, até perceber onde começa a camada do material que está decompondo. Cada vez a terra está ficando mais escura e úmida, como resultado do processo de transformação do lixo em adubo.

enterrando o lixo

enterrando o lixo

Hoje coloquei mais uma porção de resíduos e acho que chegou na altura máxima, faltando uns 10 cm para chegar no nível do solo. Agora é só esperar um tempo, deixar a chuva decompor o material e em breve será possível plantar um muda de árvore. Seria bom esperar o inverno passar para fazer o plantio.

trabalho feito

trabalho feito

Tive que terminar o trabalho logo, demorei 12 minutos no total, porque a chuva já estava chegando para fazer a parte dela. Isso que é trabalho em equipe.

vai chover

vai chover!

Alguém quer sugerir que árvore poderia ser plantada ali? Espero a sua colaboração!

blog comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...